quinta-feira, 4 de junho de 2015

HISTÓRIA BOA DE SE CONTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

História encantadora que fala sobre a ingenuidade da pequena gansa e das más intenções do raposo. 
Na rodinha de leitura podemos perguntar para as crianças que outros animais não possuem "orelhinhas" como a gansa e também jogar para o grupo a seguinte pergunta: Será que os animais que não possuem orelhas não podem ouvir?
Veja que interessante descobri numa pesquisa:
"... Nem sempre os animais "ouvem" pelos ouvidos. Dependendo do animal, outros sentidos fazem às vezes da audição. O animal percebe o que acontece em seu ambiente muito mais pelo cheiro e pelas vibrações. Também usa os olhos, que às vezes são mais de dois, moscas por exemplo, tem pseudo olhos na pele. Captam o movimento e se orientam por ele. Formigas têm antenas que dão a elas informações químicas do que precisam saber. Você pode pesquisar mais a respeito em sites de biologia que falam de "etologia": comportamento animal. No Google você encontra."  Resposta de Olívia no Yahoo Respostas.


SINOPSE: Quando o raposo lhe diz que suas orelhas estão perdidas, a gansa fica toda preocupada. Onde será que suas orelhas podem estar? Então ela encontra o pavão, que por acaso estava vendendo orelhas. Que sorte. A gansa fica tão empolgada que não nota as orelhas pontudas, o rabo peludo e os dentes bem afiados daquele pavão. Será que os amigos da gansa vão salva-la daquele truque malvado?