sábado, 1 de dezembro de 2012

Histórias boas de se contar II

Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa, de Arden Druce
(Editora Brinque-Book)


Imagem Produto

Hoje quero falar sobre  os vilões das histórias: as crianças adoram!!! Você que não conhece o livro BRUXA, BRUXA VENHA À MINHA FESTA pode estar pensando: "Meu Deus, que bruxa horrível... as crianças vão chorar, sair correndo quando virem a capa deste livro!  Se enganam! Elas amam.  Criança adora suspense, gosta do vilão porque sabe que ele acaba "levando a pior no final da história" e elas adoram essa idéia.  Sabe quem mais gosta de ouvir a leitura deste livro? As turmas de Educação infantil.
Este livro é maravilhoso, pois o texto se repete e há uma interatividade da criança com as imagens.
Veja a sinopse:
"Uma garota pede para que toda a sorte de seres assustadores compareça a sua festa. E lá vão Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, Lobo e... epa! Chapeuzinho Vermelho? Uma história diferente ... No final as crianças têm uma enorme surpresa.
Leia "abusando da variedade do timbre de sua voz"... mantenha um ritmo, deixe que eles façam a interatividade tentando descobrir qual será o próximo personagem a ser convidado... Você contará essa história mais de mil vezes à pedido da meninada.
Depois escrevam (coletivamente) um ENORME CONVITE  para crianças de outras turmas entrarem na sua sala (ou num gramado) para ouvirem a história também.

"Papo literário":
Quem você convidaria para sua festa? Quem você NÃO  convidaria para sua festa?  As crianças poderão responder oralmente justificando sua escolha.
Ou você poderá propor recortes de fotos de celebridades que participarão de sua festa imaginária... Invente. Faça a aula ser divertida. Curta a criatividade de suas crianças.
Depois das brincadeiras vocês podem registrar "como foi o dia de hoje" no caderno mágico (caderno de produção textual)...

NÃO SE ESQUEÇA QUE...  um momento de contação de histórias não deve ser usasdo SEMPRE para dar partida a uma atividade. Se for desta forma, as crianças irão associar histórias com trabalho e não com "momentos de gostosura"
Boa leitura! E, sempre que puder, divirta-se!