segunda-feira, 16 de julho de 2012

Histórias boas de se contar

Bem,  como professora de Sala de leitura preciso de diversos tipos de textos para trabalhar na Roda de leitura. Minha escola pertence à rede Municipal e atende turmas de Educação Infantil, 1° ao 5° Ano, Projeto Acelera, Classes Especiais e PEJA.  Dependendo dos meus objetivos ou da faixa etária para qual uma leitura será destinada, posso ter um  bocado de dificuldades em "encantar" os meus ouvintes.
Procuro trabalhar de maneira lúdica, pois é claro que assim o momento é mais agradável. Já fiz de tudo para agradar meus alunos (sejam crianças ou adultos do PEJA). Desde Chá com poesia até dramatização de atendimento hospitalar (onde as crianças eram enfermeiros, médicos e pacientes "hilários"- revezando os papéis) para trabalhar com o receituário e bula. Eles adoraram!
Mas quero falar primeiramente aqui sobre os livros de histórias. Encontrar  histórias interessantes que prendam atenção das crianças ou tenham um "algo mais" é difícil. Algumas delas têm um excelente enredo, mas são grandes demais para se contar numa roda de leitura; outras são pequenas  demais e sem atrativos.
Para falar a verdade, alguns autores subestimam a inteligência das crianças e produzem histórias que nem é bom tentar contar porque no final da leitura (e algumas vezes durante a mesma) é um "rio de reclamações":
Mas que história boba, tia! - é só o que eu escuto.
Nesse momento permito que as crianças exerçam o direito de mostrar sua opinião. Se for durante a história, peço que deixem apenas que eu termine de contar para conversarmos.
Acho que vamos ter muito que conversar sobre esse tema. Vou contar com sua ajuda para que bons livros sejam indicados aqui, ok?
Vou começar com um livro que me deu oportunidade de falar de algo muito importante:  o carinho que podemos dar a um amigo nas horas que ele precisa acompanhado de um gostoso abraço. As ilustrações feitas por Tim Warnes são lindas e o autor é Steve Smallman. O livro foi publicado pela Ciranda Cultural. O nome do livro?   O  ABRAÇO DE ALFREDO


Esta história nos fala de um brinquedo novo que chega quarto e irá tentar descobrir "para que ele serve"...  
Não precisamos criar uma dinâmica para cada livro que lemos. A história já basta por si mesma, mas quando o livro nos oportuniza uma gostosa brincadeira... Por que não???
A brincadeira que fiz ao final desta história foi  inspirada no "Coelhinho na toca 1, 2, 3". 
Regra: Ao meu comando, toda vez que minha contagem chegar no 3, as crianças deverão escolher um amiguinho ou amiguinha para abraçar com carinho. Essa contagem pode ser feita por uma criança.
Aconteceram várias situações deliciosas e divertidas - até um menininho (EI) que tinha dificuldades de se envolver com os coleguinhas se soltou nesta brincadeira e fez novas amizades.
Trabalhei este livro com as turmas de Educação Infantil e do 1° Ano.


E assim essa história acabou (por hoje):  "Entrou por uma porta, saiu pela outra - quem quiser que conte outra! E quem gostou faz o quê???  Bate palmas!

Se deixar um comentário vou saber a sua opinião ou se desejar...  DEIXE AQUI A SUA EXPERIÊNCIA.

11 comentários:

  1. Puxa que legal seu blog! Deve ser muito gratificante contar histórias :) . Será que consigo aprender? Abs Gisele . Meu email chocolatelicor@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisele.

      Obrigada pelo elogio. Você consegue sim, pois a capacidade humana de aprender e criar é infinita. Comece lendo sobre o assunto e aplique as técnicas aprendidas modelando-as com "seu jeitinho especial" e verá que terá um resultado maravilhoso. Boa sorte e sucesso!

      Excluir
  2. Amei o seu blog.Contar histórias é encantamento puro e eu adoro.

    ResponderExcluir
  3. Querida Denise, adorei o su blog...sou contadora de historias e me interessei muito por seu livro "A Margarida Insatisfeita"...onde posso encontra-lo?
    Parabens pelo seu trabalho!
    beijos
    Milva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milva,

      Por ser escritora independente ainda não consegui uma livraria para representá-lo, sendo assim ele é vendido em feiras literárias, visita da autora nas escolas, ou por depósito/Correios.
      Para entrar em contato:
      denisepoetisa@yahoo.com.br
      No título do e-mail coloque "Encomenda de livros"
      A margarida insatisfeita custa 20 reais e o frete para o peso de até 3 livros é 4 reais.
      |Um abraço.

      Excluir
  4. Lindo lindo sua técnica de abordagem é boa,parabéns! Achei seu blog por intermédio de uma moça que aderiu o meu. Comecei meu trabalho de contadora de histórias tem pouco tempo também.Espero que goste de minha abordagem também.Tenho um livro infantil completo a espera de ilustrações que nunca tenho tempo de ver.
    Além daquilo que comemos e vestimos somos também aquilo que escrevemos e vejo muito carinho e dedicação aqui.
    Abraço fraterno Denise,
    att.
    Guerreira Xue/Hilda Milk

    ResponderExcluir
  5. Olá, é a primeira vez que visito o seu blog e gostei muito. Eu sou encantada pelo mundo da leitura. Amoo literatura e sonho em ser uma contadora de histórias, tenho 16 anos e pretendo fazer letras. Mas estou em dúvida, porque meus pais não gostariam,querem que faça direito.
    Estou encantada, e acho que meu coração pertence as histórias!!!
    Amei o seu blog e já estou seguindo ele!
    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Thais,

    Sou Pedagoga, professora e contadora de histórias e gostaria de te dizer que essa dúvida paira no coração de todos: qual o melhor caminho a tomar? Sou daquelas professoras que se formaram no "curso Normal" e já estavam preparadas para enfrentar a profissão. Passei no primeiro concurso que fiz e deixei o curso superior esperar. Só bem mais tarde fiz a pedagogia, mas o que quero mesmo te dizer é que se você tomar um caminho que pelo menos "te atraia muito" (não digo que seria o caminho certo, pois não acredito que exista um caminho certo a ser tomado) pelo menos você poderá, mais adiante, dizer que VOCÊ ESCOLHEU PARA ONDE DESEJAVA IR. Antes tente pesar os prós e os contras. Todos os caminhos nos levam à felicidade se “soubermos caminhar”. Pense nisso.
    Obrigada por seguir o meu blog.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia prezada,
    Adorei essa ideia do livro sobre O Abraço de Alfredo, mas infelizemente não encontrei o livrinho em lugar nenhum, você poderia digitalizar o livro e me enviar.

    Obrigada, Nathalia
    nathaliamariarodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei o livro em promoção no site Buscapé:

      http://www.bondfaro.com.br/livros--o-abraco-de-alfredo-9788538030157.html

      Excluir
  8. Cátedra, é muito bom saber que você está interessado no livro. Eu o encontrei no site:

    http://www.educacaoecia.com.br/prod,IDLoja,18670,Amp,True,IDProduto,3421022,livros-paradidaticos-historias-divertidas---o-abraco-de-alfredo---ciranda

    Por R$16,90

    E também no site da própria editora por R$ 14,90

    http://editoracarrossel.com.br/site/index.php?page=shop.product_details&category_id=52&flypage=flypage.tpl&product_id=2106&option=com_virtuemart&Itemid=79

    Espero ter ajudado. = )

    ResponderExcluir

Gostaria que deixassem sugestões e comentários, ok?