domingo, 11 de julho de 2010

Uma contadora de histórias admirável.

Portugal
RESUMO GERAL DO VÍDEO: Trata-se de um documentário fílmico em que se aborda a evolução da linguagem na criança: o grito de querer ser, as lalações, as ecolálias, a palavra, a frase, os discursos relacionais tendo por base as várias formas de expressões artísticas e a palavra como elo comunicacional. Sublinha-se a importância decisiva da criação de condições sócio-culturais e educacionais favoráveis ao desenvolvimento linguístico e cultural da criança. O foco da segunda parte do documentário, filmado nas X Palavras Andarilhas, em Beja, é colocado no livro e na mediação da leitura, com ênfase para os contadores de histórias, bem como nas variáveis determinantes da comunicação, considerando-se a energia vital que é a magia da palavra para o ser humano e as comunidades culturais onde ele se integra.

MARTINS, Amílcar (autor), ANTUNES, Elisa (realizadora) e RIBEIRO, Teresa (tecnóloga). (2008). Arte e Educação: A Magia da Palavra. Lisboa: Universidade Aberta. DVD 40' 01''

EXCERTO DO VÍDEO: A contadora de estórias/histórias Margarida Botelho apresenta o seu livro COZINHEIRA DE CONTOS nas PALAVRAS ANDARILHAS, Beja, Portugal, Setembro de 2008.

domingo, 4 de julho de 2010

Como lançar seu próprio livro

Há algum tempo atrás publiquei em minha comunidade do ORKUT ESCRITORES & ILUSTRADORES - o tópico "Como lançar seu próprio livro". Achei interessante colocar as informações aqui no Blog também. Espero elas que sejam úteis!


COMO COMEÇAR O LIVRO?
Digite seu livro ou escreva-o em caderno para que alguém o digite.
Vc precisará de um designer para organizar seu livro – ele mesmo poderá digitar para você depois que o texto for revisado por alguém. O designer irá escolher qual a melhor forma de apresentar o seu livro: cores, formato, capa, tamanho das letras, etc.

Se você for ilustrador, melhor ainda! Não precisará de alguém para fazer sua capa. Se vc não é ilustrador ou nunca editou um livro, comece com profissionais que estejam no começo como você – servirá de experiência para ele e o preço não ficará tão caro.

Precisa de um bom ilustrador? No ORKUT entre na comunidade ESCRITORES & ILUSTRADORES e lá você irá encontrar excelentes profissionais. Jogue um pedido de orçamento num TÓPICO e peça a resposta por e-mail.
Depois que vc já tiver um designer, ele irá te entregar seu livro pronto para ser impresso (antes disso, ele vai te apresentando as idéias que vão surgindo e vc terá que aprová-las ou não). Vocês terão que revisá-lo várias vezes, pois sempre tem algum erro que só vemos depois que o livro já está impresso (erro de digitação).
Vc tem ótimas idéias, mas não escreve bem? É pra isso mesmo que existe o revisor. Ele te apontará os erros. Cuidado - com apenas "uma vírgula" ele pode mudar o sentido daquilo que vc queria dizer.
Isso tudo vc já sabia? Ótimo! Então vamos registrar o seu livro.
Amigos, estou só tentando ajudar! Não sou a dona do saber... apenas estou dando dicas... me desculpem se a pressa me fizer omitir alguma etapa - podem reclamar.

Agora vem a fase mais fácil...

REGISTRO DA SUA OBRA NO ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS:

a) ENTRE NO SITE DA Fundação BIBLIOTECA NACIONAL - Ministério da Cultura:
www.stn.fazenda.gov.br
Leia todas as instruções atenciosamente.
b) Depois de baixar a boleta bancária que está no site, vá ao Banco do Brasil (conforme as orientações dadas no site) para pagar uma taxa de aproximadamente 20 reais (último preço que paguei) sobre o registro da sua obra. O mesmo se faz com obras de músicos (letra / partitura), ilustradores (desenho/personagem).
c) Agora, junte a xerox da sua identidade, CPF, xerox do comprovante de residência do requerente e a boleta paga! Prontinho! Vá ao Escritório de direitos autorais da sua cidade e leve uma cópia da sua obra digitada com as páginas numeradas e rubricadas por você e preencha um formulário. Vc terá eu levar uma pasta do tipo polionda ou papelão com elástico para que sua obra fique arquivada nesta pasta.

Se cansou???

Pois vai se cansar mais um pouco na última etapa!!

UFA! Última parte. Vc já está chegando lá.
Não desista.

Agora vc terá que solicitar o ISBN do seu livro. O que é ISBN?
International Standard Book Number - Número internacional padronizado do livro.

É um sistema intenacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, autor, país, editora, idividualizando-os inclusive por edição (resposta retirada do folheto de instruções do ISBN).

Entre no site deles e baixe o formulário que está indicado lá. Leve uma xerox do "ROSTO " do seu livro (o rosto é aquela página do livro em que vem o nome do autor , titulo, edição e estado onde seu livro será publicado - geralmente é a primeira ou segunda página do livro) . Pague uma taxa de 140 reais no Banco do Brasil pelo seu cadastro (primeira e única vez) e mais 28 reais referente ao número do ISBN que depois você receberá em casa.
Vamos entrar na página do ISBN?

http://www.bn.br/bnPortal/site/pages/servicosProfissionais/agenciaISBN/isbn.htm

Leia com atenção, divirta-se (se puder) e me chame para o coquetel do lançamento do seu livro!!!
Não desista. Parece difícil e é difícil, mas não deixe que as barreiras te impeçam de sonhar.
Não vou desejar boa sorte porque sei que você não precisa de sorte, só precisa de ação!


E agora???
Já posso pedir seu autógrafo?
Já vou ficar na fila, pois quero ser a primeira a ganhar.
Quem gostou das informações deste tópico, copie o "endereço" desta página e indique a um amigo.

POR FAVOR, DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO... AFINAL... FIZ O MELHOR QUE PUDE.