domingo, 30 de maio de 2010

SEMINÁRIO PSICOPEDAGOGIA EM FOCO - INSTITUTO GATE

Participação no Seminário com a oficina A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS










Oficina de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS na Faculdade São Judas Tadeu

OFICINA ORGANIZADA PELO INSTITUTO GATE - Gestão Assessoria e Treinamento.

Em algumas oficinas que dou, encontro com contadores de histórias que vão em busca de novas propostas, de trocas, novas técnicas. Nesta última oficina tive o prazer de conhecer pessoalmente o contador de histórias Rodrigo que eu já conhecia no ORKUT. Ele é o que está de Blusa listrada de verde. Foi muito bom contar com a sua presença.




















quarta-feira, 12 de maio de 2010

Que atividades podem ser realizadas após a contação de histórias?

As histórias devem ser contadas diariamente para encantar a criança, iluminar o dia de aula com ludicidade. As crianças ao ouvirem histórias vão se apropriando da linguagem formal que nelas há e quando o professor menos espera... perceberão um enriquecimento no vocabulário de seus alunos.
Após a leitura/contação de histórias podemos (vez ou outra) realizar algumas atividades diferenciadas que se relacionem com a história do dia:

Sinalizar o vocabulário utilizado na produção escrita: “Era uma vez”, “Há muito tempo atrás”,...

Dinamizar uma dramatização utilizando-se de materiais simples como vestuário ou cenário.



Produzir uma matéria de JORNALISMO com os “acontecimentos ocorridos na história”.
Exemplo: "Caçadores retiram vovozinha ainda viva dentro da barriga do Lobo Mau"



Criar o hábito de trabalhar em rodinha para que as crianças se desinibam aos poucos dando sua opinião e fazendo sua crítica sobre a história;

Parar de contar a história no meio e pedir para que as crianças criem um final para a mesma desconhecendo o que foi escrito pelo autor.

Muitas outras atividades podem ser feitas, inclusive a produção de uma nova história, mas não se esqueça o que diz Lucia Lins Browne Rego sobre a produção textual:


Será que oportunizar a auto-expressão já é o bastante para que a criança desenvolva a sua competência narrativa? As crianças precisam de modelos literários? A partir de que idade devemos nos preocupar em preparar a criança para a produção de texto?
Lúcia Lins Browne Rego afirma: “A criação literária não surge do nada. Nela, os modelos são necessários e importantes, pois é a partir deles que nascem novos escritores. Todo escritor sofre ou sofreu, em alguma etapa de sua carreira, influências literárias que lhe permitiram a criação de um estilo próprio. É um ponto de partida para uma segunda etapa deste processo: o momento da criação.”
Criar um texto é uma atividade lingüística bastante abstrata, uma vez que consiste em gerar uma situação fictícia através da linguagem. Para a criança que traz em sua bagagem lingüística apenas o uso da língua em situações de conversação, isso pode ser uma tarefa bastante difícil.

LAÇOS DE AFETIVIDADE



A afetividade é o principal ingrediente para um trabalho educativo gerar bons frutos. Quando o trabalho do professor é permeado por atividades significativas que envolvam o lúdico, ele terá bons resultados como resposta. É papel do professor oportunizar a criação de laços de amizade e confiança entre todos os membros de uma turma.

Contando histórias no Colégio Realengo

Em abril tive o prazer de visitar o Colégio Realengo para fazer uma contação de histórias e fiquei encantada com toda a equipe pedagógica que me recebeu com muito carinho. A estrutura do Colégio é maravilhosa... As crianças? Ah! Deixaram saudades no meu coração. Beijinhos a todos.