domingo, 11 de julho de 2010

Uma contadora de histórias admirável.

Portugal
RESUMO GERAL DO VÍDEO: Trata-se de um documentário fílmico em que se aborda a evolução da linguagem na criança: o grito de querer ser, as lalações, as ecolálias, a palavra, a frase, os discursos relacionais tendo por base as várias formas de expressões artísticas e a palavra como elo comunicacional. Sublinha-se a importância decisiva da criação de condições sócio-culturais e educacionais favoráveis ao desenvolvimento linguístico e cultural da criança. O foco da segunda parte do documentário, filmado nas X Palavras Andarilhas, em Beja, é colocado no livro e na mediação da leitura, com ênfase para os contadores de histórias, bem como nas variáveis determinantes da comunicação, considerando-se a energia vital que é a magia da palavra para o ser humano e as comunidades culturais onde ele se integra.

MARTINS, Amílcar (autor), ANTUNES, Elisa (realizadora) e RIBEIRO, Teresa (tecnóloga). (2008). Arte e Educação: A Magia da Palavra. Lisboa: Universidade Aberta. DVD 40' 01''

EXCERTO DO VÍDEO: A contadora de estórias/histórias Margarida Botelho apresenta o seu livro COZINHEIRA DE CONTOS nas PALAVRAS ANDARILHAS, Beja, Portugal, Setembro de 2008.