domingo, 11 de julho de 2010

Uma contadora de histórias admirável.

Portugal
RESUMO GERAL DO VÍDEO: Trata-se de um documentário fílmico em que se aborda a evolução da linguagem na criança: o grito de querer ser, as lalações, as ecolálias, a palavra, a frase, os discursos relacionais tendo por base as várias formas de expressões artísticas e a palavra como elo comunicacional. Sublinha-se a importância decisiva da criação de condições sócio-culturais e educacionais favoráveis ao desenvolvimento linguístico e cultural da criança. O foco da segunda parte do documentário, filmado nas X Palavras Andarilhas, em Beja, é colocado no livro e na mediação da leitura, com ênfase para os contadores de histórias, bem como nas variáveis determinantes da comunicação, considerando-se a energia vital que é a magia da palavra para o ser humano e as comunidades culturais onde ele se integra.

MARTINS, Amílcar (autor), ANTUNES, Elisa (realizadora) e RIBEIRO, Teresa (tecnóloga). (2008). Arte e Educação: A Magia da Palavra. Lisboa: Universidade Aberta. DVD 40' 01''

EXCERTO DO VÍDEO: A contadora de estórias/histórias Margarida Botelho apresenta o seu livro COZINHEIRA DE CONTOS nas PALAVRAS ANDARILHAS, Beja, Portugal, Setembro de 2008.

3 comentários:

  1. Olá, Denise, estava com saudades,vim ver as novidades e te deixar meu carinho. Vou continuar passeando mais pouco por aqui. Bjos, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise,
    Estou divulgando seu blog entre meus alunos. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu trabalho. Também faço Contação de Histórias. Venho me visitar lá no Blog. 1001 abraços fraternos

    ResponderExcluir

Gostaria que deixassem sugestões e comentários, ok?