domingo, 4 de julho de 2010

Como publicar seu próprio livro


POR ONDE COMEÇAR?



Primeiro passo é escrever ou gravar o material para seu livro.

Segundo passo: A escolha do designer ou ilustrador.

Seu livro precisa de ilustrações? Então comece com profissionais que estejam no iniciando sua carreira – servirá de experiência para ele e o preço não ficará tão caro. Faça uma pesquisa de mercado porque o preço varia muito. alguns ilustradores são designer e te entregam o arquivo do livro completo.
Não precisa de ilustrações? Melhor ainda.
Você só precisará de um designer para organiza-lo – ele mesmo poderá digitar tudo para você . Este profissional irá escolher qual a melhor forma de apresentar o seu livro: cores, formato, capa,tipo e tamanho das letras, etc. Este profissional te entregará no final de toda a sua trajetória um arquivo final em alta resolução com o seu livro. 

Terceiro passo: A revisão do livro

Você tem ótimas ideias, mas não escreve bem? É pra isso mesmo que existe os revisores. Este profissional te apontará os erros. Cuidado: "uma vírgula" ele pode mudar o sentido daquilo que você queria dizer.

Quarto passo: Registro do livro

Agora vamos ao registro obrigatório do seu livro.

REGISTRO DA SUA OBRA NO ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS:

a) ENTRE NO SITE DA Fundação BIBLIOTECA NACIONAL - Ministério da Cultura:


Leia todas as instruções atenciosamente.
b) Depois de baixar o boleto bancário que está no site, vá ao Banco do Brasil (conforme as orientações dadas no site) para pagar uma taxa de aproximadamente 30 reais (último preço que paguei em 2016) sobre o registro da sua obra. O mesmo se faz com obras de músicos (letra / partitura), ilustradores (desenho/personagem).
c) Agora, junte a xerox da sua identidade, CPF, xerox do comprovante de residência do requerente e o boleto pago! Prontinho! Vá ao Escritório de direitos autorais da sua cidade e leve uma cópia da sua obra digitada com as páginas numeradas e rubricadas por você e preencha um formulário. 
Você terá eu levar uma pasta do tipo simples papelão com elástico para que sua obra fique arquivada nesta pasta.


Quinto passo:  
Você já está chegando lá.
Não desista.


SOLICITAÇÃO DO ISBN

Agora você terá que solicitar o ISBN do seu livro. O que é ISBN?
International Standard Book Number - Número internacional padronizado do livro.

É um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, autor, país, editora, individualizando-os inclusive por edição (resposta retirada do folheto de instruções do ISBN).

Entre no site deles e baixe o formulário que está indicado lá. Leve uma xerox do "ROSTO " do seu livro (o rosto é aquela página do livro em que vem o nome do autor, título, edição e estado onde seu livro será publicado - geralmente é a primeira ou segunda página do livro) . No site eles te indicarão o valor da   taxa que você terá que pagar no Banco do Brasil pelo seu cadastro (primeira e única vez) e mais 28 reais referente ao número do ISBN que depois você receberá em casa.

Vamos entrar na página do ISBN?

http://www.bn.br/bnPortal/site/pages/servicosProfissionais/agenciaISBN/isbn.htm


Última parte:

COQUETEL DO LANÇAMENTO DO SEU LIVRO.

E agora??? É só preparar a lista de convidados... espero estar nesta lista!
Já posso pedir seu autógrafo?
Já vou ficar na fila, pois quero ser a primeira a ganhar.
Quem gostou das informações deste tópico, copie o "endereço" desta página e indique a um amigo.