quinta-feira, 18 de junho de 2009

Você deseja registrar as coisas que escreve? Aí vai a dica!


Registro de DIREITOS AUTORAIS.


a) Entre no site da Fundação BIBLIOTECA NACIONAL - Ministério da Cultura:
www.stn.fazenda.gov.br
Leia todas as instruções atenciosamente.
b) Depois de baixar a boleta bancária que está no site, vá ao Banco do Brasil (conforme as orientações dadas no site) para pagar uma taxa de aproximadamente 20 reais (último preço que paguei) sobre o registro da sua obra. O mesmo se faz com obras de músicos (letra / partitura), ilustradores (desenho/personagem).
c) Agora, junte a xerox da sua identidade, CPF, xerox do comprovante de residência do requerente e a boleta paga! Prontinho! Vá ao Escritório de direitos autorais da sua cidade e leve uma cópia da sua obra digitada com as páginas numeradas e rubricadas por você e preencha um formulário. Vc terá eu levar uma pasta do tipo polionda ou papelão com elástico para que sua obra fique arquivada nesta pasta.

Se cansou???

Não desista.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Contando histórias por muitos caminhos







Participando da Bienal do livro -RJ












Apresentando meu artigo: A importância da literatura infantil no desenvolvimento infantil



Uma das responsabilidades da educação é desenvolver na criança o máximo de sua capacidade de comunicar-se e expressar-se utilizando, principalmente, a linguagem escrita, que é um objeto sociocultural de conhecimento presente na realidade vivenciada por todos.

Apresentação do meu artigo: A importância da Literatura infantil no desenvolvimento infantil

A Literatura infantil no desenvolvimento da criança




Nota-se que a educação contemporânea vem caminhando com dificuldades. A tecnologia e as mídias estão abrindo espaço na sociedade fazendo com que a escola repense estratégias de aprendizagens significativas e efetivas.
Com a riqueza de imagens e conhecimentos adquiridos fora do ambiente escolar, as crianças precisam ser direcionadas para um novo ponto de partida; um saudável diálogo entre a criança e o livro, de forma prazerosa, pode ser um bom começo.

Se para mudar a sociedade são necessários homens criativos que saibam utilizar a imaginação, o ponto de partida deve ser entrar em contato com a fantasia, fazendo com que a imaginação influencie a criatividade.

Apresentando meu artigo: A importância da Literatura infantil no desenvolvimento criança



O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

A criança “que lê com mais desenvoltura” possui facilidade em aprender. Pode-se dizer, então, que o desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado à motivação para a leitura.

A leitura, como um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento sistemático da aprendizagem e da personalidade da criança, favorece a remoção de barreiras educacionais e sociais e o desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual.

Apresentando meu artigo: A importância da Literatura infantil no desenvolvimento infantil



O DESPERTAR DAS EMOÇOES

As crianças agem, pensam, sofrem, sentem e alegram-se como se fossem as próprias personagens. Uma história bem vivida é um motivo especial para provocar sentimentos novos e aperfeiçoar outros. É uma arte que desperta emoção e a imaginação e facilita a expressão de idéias.

Meu artigo: A importância da Literatura Infantil no desenvolvimento infantil

Apresentando meu artigo



O professor deve transmitir uma visão clara do que está sendo lido utilizando observações, imagens, expressões, indicações verbais e não-verbais; enriquecer experiências; desenvolver a capacidade de seqüência lógica dos fatos; esclarecer o pensamentos; educar a atenção; dar o sentido de ordem; fixar e ampliar o vocabulário e desenvolver a linguagem oral e escrita; assegurar às crianças o acesso aos livros, agindo como elemento facilitador e incentivador.