quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aprendendo a contar histórias


Faz parte do meu projeto de vida produzir um CD de contação de histórias. Muitos já me pediram que eu o fizesse. Por enquanto estou fazendo contato com equipes de produtoras e talvez até o final do ano esse trabalho já tenha surgido. Também tenho algumas filmagens que precisam ser editadas para que eu possa colocá-la no You Tube e assim dar a oportunidade a quem ainda não conhece o meu trabalho de conhecê-lo.
Hoje deixo uma dica de outros contadores de histórias. Vale a pena dar uma conferida!

Tapetes Contadores de Histórias : O rei que ficou cego

http://www.youtube.com/watch?v=7q5GzxE-4Zc

Ilana - Contar histórias e viver bem:

http://www.youtube.com/watch?v=aO1DVnAYTxc

Cia Duberrô que o gato deu - "A menina e o pássaro encantado"

http://www.youtube.com/watch?v=PIZiAOAF4UQ&feature=related

PAD Pólo de Alvorada- RS Lendo histórias; "Menina bonita do laço de fita" de Ana Mª Machado:

http://www.youtube.com/watch?v=9d0cPDLuf3M&feature=related

Contos e Cantigas Populares - fotos (observem idéias de vestuário)

http://www.youtube.com/watch?v=j9PQl9XELKk&feature=related


Para todos que deseja trabalhar com histórias, o caminho é este: pesquisar, ler muito, ver os artistas contando suas histórias, observar cenários, técnicas, movimento no espaço onde se vai contar a história, fazer um bom curso se deseja se especializar e assim se vai aprendendo um pouquinho aqui e outro ali. Espero que tenham gostado das dicas.

Da próxima vez darei dicas de como se contar histórias com fantoches e mostrarei as fotos dos meus personagens. Falarei também de alguns instrumentos de percussão simples que podem ser utilizados na contação de histórias. Aguardem.

14 comentários:

  1. Olá Denise vim retribuir a visita e conhecer o seu cantinho. Sou apaixonada por leitura então nem precisa dizer que adorei o seu blog. Te desejo muito sucesso!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, seria ótimo um CD contando histórias! Já viu o DVD do Toquinho, do Mundo da Criança?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Denise, tem um selinho pra vc no meu blog, passe lá e pegue, é seu! Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela linda visitinha lá no Compartilhando as Letras. Coloquei uma linda postagem:
    ” Todas as cartas de amor são ridículas.Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas…”

    http://compartilhandoasletras.com/?p=1740
    Te aguardo lá.Beijão

    ResponderExcluir
  5. Denise,
    Sou sua mais nova seguidora.
    Conheça o meu blog.
    http://saladeleituraciep280.blogspot.com
    Deixe um comentário,ficarei feliz.
    Um abraço,
    Sonia,

    ResponderExcluir
  6. Tem um selo OURO pra vc no meu blog. Não deixe de pegá-lo. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Interessante a idéia, as crianças vão adorar.
    Abraços
    Xico Rocha

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante seu blog. Há alguns anos participei do curso oferecido pelo projeto Nokia de contadores de histórias "Mudando a História" e isso faz toda a diferença na vida de uma criança. A leitura é um prazer que precisa ser aprendido. Parabéns por seu trabalho e por seu blog. Agradeço sua visita no Mundo dos Bonecos e aproveito para avisar que postei os moldes dos fantoches de espuma. Abraços. Deborah
    http://mundodosbonecos.blogspot.com/2010/01/moldes-para-fantoches-de-espuma.html

    ResponderExcluir
  9. Amei seu blog, vou ficar esperando o lançamento do cd, pois sonho em aprender a arte de contar história
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. amei seu blog vou esperar o CD,1000 beijos


    PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. sou mais seguidora, amei muito interessante...bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Denise adorei te encontrar . Trabalho em uma escola pública e meus alunos são contadores de histórias... Eles vão todas as sextas-feiras nas outras salas contarem as historinhas que eles mesmos escolheram no nosso BAÚ DE HISTÓRIAS. Usam fantoches, brinquedos, se caracterizam... é lindo... até tivemos destaque na revista AMAE Educando de Belo Horizante, especializada em Educação...

    ResponderExcluir
  13. Que legal saber que seus alunos também gostam de contar histórias.
    Na minha escola todas as crianças curtem a sala de leitura... e esse ano parece que o número de contadores de histórias triplicou. Fico super orgulhosa dos meus aluninhos.
    Parabéns pelo destaque na revista, o reconhecimento é um grande estímulo para a continuidade de um bom trabalho.
    Um abraço.
    Origada por ter deixado uma mensagem tão simpática!

    ResponderExcluir

Gostaria que deixassem sugestões e comentários, ok?