sábado, 8 de novembro de 2008

Técnicas de contação de histórias.


*Para chamar a atenção das crianças para o começo da história podemos utilizar no corpo acessórios simples como um laço de fita na cabeça, uma maquiagem mais exótica, um chapéu de couro ou palha ou um laço no pescoço. Também podemos trazer nas mãos um fantoche, um objeto “misterioso” ( sua importância será desvendado no decorrer da história) ou se você for habilidosa(o) poderá confeccionar o personagem principal em espuma, madeira ou desenhá-lo num simples cartaz.
Um exemplo prático: Para iniciar na sala de aula a história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA de Ana Maria Machado podemos trazer jabuticabas para sala de aula e oferecer às crianças... enquanto experimentam a fruta você pode introduzir a história dizendo que você conhece uma história em que um coelho apaixonado tentou comer muitas jabuticabas para ficar pretinho como a menina que ele tanto admirava... É sempre bom informar às mamães no dia anterior que traremos jabuticabas para as crianças pedindo autorização para experimentarem. “Antes prevenir que remediar”.
Use a imaginação ao utilizar os recursos escolhidos.

Outras dicas? Conto mais num outro dia!

9 comentários:

  1. Maravilhoso seu trabalho.Parabéns!
    É de profissionais como você que necessitamos para melhor a qualidade de ensino do nosso país.
    Continue postando em seu blog. Insista! Persista! Jamais desista!
    Beijos enormes!
    Paty Fonte

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belíssimo trabalho, tbm conto histórias e estou fascinada pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Manhêe! agora eu também tenho um blog!!=D

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer a força que vocês tem me dado... Qualquer profissional que realiza um trabalho precisa muito deste carinho, de palavras amigas que nos fortalecem a continuar. Obrigada de coração.
    Muitos amigos me procuram dizendo que tentaram deixar comentários neste blog mas não conseguiram.
    É só ter uma conta no blogger, ou yahoo, ou hotmail e estar logado, assim o seu comentário é publicado.
    Mil beijinhos e um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  5. Estou procurando aperfeiçoar o meu trabalho de contadora de histórias e com certeza você contribuiu com excelência para a melhoria da
    minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  6. sou educadora física e trabalho com educação infantil.Tenho o interesse em contação de historias,pois desejo que meus pequenos aprendam brincando.obrigada pela ajuda,suas histôrias são demais!

    ResponderExcluir
  7. Que bom saber que minhas dicas tem ajudado. Dei uma parada necessária no Blog, mas estou retornando com força total.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Gostaria que deixassem sugestões e comentários, ok?