sábado, 8 de novembro de 2008

Técnicas de contação de histórias.




BAÚ DE HISTÓRIAS


Para chamar a atenção das crianças para o começo da história podemos utilizar no corpo acessórios simples como um laço de fita na cabeça, uma maquiagem mais exótica, um chapéu de couro ou palha ou um laço no pescoço.
O aliado do professor é o BAÚ DE HISTÓRIAS. Nele você irá colocar objetos que sirvam para despertar o interesse pela história que está sendo contada. Para a história de CHAPEUZINHO VERMELHO  podemos acrescentar na caixa uma cestinha e ir tirando do baú cada guloseima que irá compor o lanche da vovó, por exemplo, um pequeno pote de biscoitinhos amanteigados, uma maçã e um belo cacho de uvas...  É claro que com toda a sua criatividade você não poderá deixar de acrescentar um arquinho com as orelhas do lobo, um óculos da boa velhinha, e também sua toca franzidinha de dormir...  As crianças vão pedir BIS. Sua contação de história será um sucesso.

Também poderá trabalhar sem o baú. Que tal trazer nas mãos um fantoche, um objeto “misterioso” (sua importância será desvendado no decorrer da história) ou se você for habilidosa(o) poderá confeccionar o personagem principal em espuma, madeira ou desenhá-lo num simples cartaz... A criançada irá adorar tirar uma foto com o tal personagem.

Mais um exemplo prático: Para iniciar na sala de aula a história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA de Ana Maria Machado podemos trazer jabuticabas para sala de aula e oferecer às crianças... enquanto experimentam a fruta você pode introduzir a história dizendo que você conhece uma história em que um coelho apaixonado tentou comer muitas jabuticabas para ficar pretinho como a menina que ele tanto admirava... É sempre bom informar às mamães no dia anterior que traremos jabuticabas para as crianças pedindo autorização para experimentarem. “Antes prevenir que remediar”.

Use a imaginação ao utilizar os recursos escolhidos.
Outras dicas? Conto mais num outro dia!